Por: Thiago Lima
A Casa de Cultura Milton Santos é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e da OSs Viva Rio Saúde, responsável pela promoção da saúde por meio de projetos de geração de renda, esporte e qualificação profissional para inclusão de crianças, jovens e adultos de comunidades carentes, sem muitas oportunidades e perspectivas de um futuro promissor. A Casa está situada no bairro da Penha e abrange as comunidades da Fé, Paz, Sereno e Caixa d’água.
![]() |
( foto: Site Viva Rio)
|
A CCMS busca implantar programas com ênfase em atividades lúdicas, culturais, esportivas, de empreendedorismo, geração de empregos e de renda. A assessora técnica, Lidiane Malanquini, trabalha na Casa desde a sua inauguração, no início do ano, e falou mais sobre o projeto:
- CCMS pretende promover saúde sem o uso de medicamentos, mas através de atividades que colaborem para o desenvolvimento físico, psíquico e emocional de crianças, jovens, adultos e idosos residentes das comunidades.
A promoção da cultura tem uma presença forte no local. Além dos projetos internos, como o “Projeto Alegria”, por exemplo, há várias parcerias com outros projetos externos.
- Nós promovemos passeios e visitas a diferentes espaços de promoção de cultura. Já visitamos teatros, cinema, circo, musicais, pontos turísticos no Rio de Janeiro. Na Penha, especificamente, temos parceria com a Arena Carioca Dicró que recebe diferentes atividades culturais. Semanalmente, o público da CCMS participa das atividades culturais promovidas pela Arena Carioca Dicró – disse Malanquini.
Abaixo, alguns dos programas que a Casa oferece:
Projeto Alegria
O “Projeto Alegria!” consiste em aulas de teatro para crianças e adolescentes ministradas pelo policial e ator da UPP Fé-Sereno, Italo de Castro. Atualmente, o curso de teatro conta com duas turmas atendendo crianças e adolescentes das comunidades abrangentes. Alguns desses jovens já se apresentaram em peças teatrais com o Grupo Teatro da Laje.
Em agosto, a Casa de Cultura, em parceria com o Grupo Candeeiro Produção Cultural iniciou um trabalho de arte educação. A oficina foi ministrada pelo artista e arte-educador Mário Band´s e produzida por Dani Marquês, envolvendo os alunos num processo para a construção de uma cooperativa de pintura temática em Graffiti. Os jovens puderam pintar de forma lúdica as instalações da Casa de Cultura, usando temas tratados por ela como: saúde, esporte, oficinas de arte, corte e costura e cidadania.
Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 3a idade
É realizado semanalmente um encontro visando promover atividades lúdicas e culturais junto a idosos da região. Utilizando o artesanato, o objetivo é promover uma atividade ocupacional para as participantes do projeto e debater temas que envolvam envelhecimento e saúde. O grupo conta com um oficineiro e uma psicóloga. Oficinas livres
Oficinas de Fuxico e Pintura em tecido
![]() |
(Fonte: Candeeiro.org)
|
Oficina “Costurando a gente se entende"
A oficina “Costurando a gente se entende” tem como objetivo fornecer um curso de capacitação de corte e costura voltada para mulheres residentes na área de abrangência da Casa. Ela também possui a atividade “Papo de Mulher” onde se debatem temas da atualidade e direitos humanos com as beneficiárias do projeto. Atualmente, a oficina conta com duas turmas contabilizando 70 participantes neste projeto.
|
![]() |
| (foto Lidiane Malanquini) |
O Cantinho da Costura é uma proposta de geração de renda onde as participantes das oficinas “Costurando a gente se entende...” e demais costureiras da área, podem utilizar o maquinário de costura e o espaço da Casa de Cultura Milton Santos para realizarem pequenos reparos em costura, possibilitando a geração de renda para estas mulheres.
Oficina de artesanato e reciclagem
Esta oficina tem como objetivo estimular os jovens através da promoção social utilizando como ferramenta as artes manuais. Tem como público alvo jovens de ambos os sexos.
Núcleo de mediação de conflitos
Através de uma parceria com o Tribunal de Justiça e a UPP Fé-Sereno, a Casa de Cultura Milton Santos é um pólo do Núcleo de Mediação de Conflitos que atende as comunidades da Fé, Paz e Sereno. Esse Núcleo tem como objetivo prestar assistência, orientar e ajudar no fechamento de acordos todos aqueles que estão em situação de conflitos familiares.
Muay-Thai e Jiu-jitsu
Esse projeto busca promover a inclusão social de jovens e adolescentes através da prática em artes marciais. O objetivo é desenvolver as capacidades físicas, psíquicas e motoras dos participantes do projeto, além de contar com uma proposta de educação em direitos humanos e temas da atualidades.
![]() |
| (foto Lidiane Malanquini) |




Nenhum comentário:
Postar um comentário